A PRESENÇA DOS VALORES NA FAMÍLIA
Padre Evaristo DeBiasi
2. Ordem de Valores: Numa família, sociedade ou pátria onde não se cultiva a presença dos valore básicos da vida o caos com facilidade acontecerá a nível pessoal, afetivo e de sadia convivência humana entre as pessoas.Vivemos a era da tragédia existencial onde se prioriza o ter, o possuir, o gozar, a esperteza, o egoísmo e o individualismo em detrimento dos valores do ético, da moral, do ser, do existir, do viver, do coviver, da justiça e da substancial igualdade e direito de todos. Sem a presença dos verdadeiros valores o amor e a justiça com todos e entre todos não se tornam norma de comportamento humano.
3. Sentido da vida. Perder a consciência do valor maior da vida humana é esvaziar o dinamismo maior de família em sua essência. Sem esta consciência o próprio amor vira comércio, uma troca de interesses e de compensações e não uma experiência de vida que gera vidas. O desconhecimento do sentido maior da vida humana gera a destruição das relações afetivas e humanas. Infelizmente vivemos num tempo em que se ensina a finalidade de tudo, menos da vida, do existir, do amor e do amarmo-nos. É muito não ensinar o porquê e o para que da existência humana, isto é: responder as perguntas de onde viemos, porque vivemos, para que vivemos e para onde vamos.
“Tal é a vontade de Deus que quis que tenhamos tudo por Maria. Se, portanto, temos alguma esperança, alguma graça, algum dom salutar, saibamos que isto nos vem por suas mãos” (São Bernardo).

Nenhum comentário:
Postar um comentário